sábado, 26 de fevereiro de 2011

Hábitos alimentares de crianças e adolescentes: O papel da família e da escola.

Maus hábitos alimentares estão associados a diversos prejuízos à saúde, entre eles, a obesidade, cujos índices têm crescido nas últimas décadas como resultado de aumento no consumo de alimentos com alta densidade calórica e redução na atividade física. No momento atual percebe um aumento do tempo gasto com o hábito de estar na frente do computador, da televisão(TV) e vídeo game, o que contribuem para a inatividade física e sedentarismo.

Uma das principais causas que mais se destaca do hábito alimentar inadequado é assistir à TV, a exposição de apenas 30 segundos a comerciais de alimentos é capaz de influenciar a escolha da criança a determinado produto e estimular o consumo de fast foods. Diante da TV, uma criança pode aprender conceitos incorretos sobre o que é um alimento saudável, uma vez que a maioria dos alimentos veiculados possui elevados teores de gorduras, óleos, açúcares, sal, e muitas calorias.

A obesidade e os elementos que com ela interagem são tão complexos que fica difícil tratar de forma digna uma criança ou adolescente obeso sem uma equipe multidisciplinar. Na maioria das vezes a obesidade acarreta dificuldades comportamentais, interferindo, assim, no relacionamento social, familiar e acadêmico da criança. As crianças obesas são freqüentemente importunadas pelos colegas e menos aceitas do que as crianças com peso normal.

Na adolescência, a procura de alimentos calóricos encontra-se bastante elevada, levando ao aumento do apetite e do ganho de peso contribuindo assim para o desenvolvimento da obesidade. Essa fase, caracteriza-se por rebeldia, favorecendo a seleção de alimentos que nem sempre são os mais adequados e balanceados, a alimentação pode caracterizar-se pela repetição cotidiana de lanches rápidos (de baixo valor nutricional e alto valor calórico), frituras, doces, em prejuízo das refeições habituais da família.

Escolher uma alimentação saudável não depende apenas do acesso a uma informação nutricional adequada. A seleção de alimentos tem a ver com as preferências desenvolvidas relacionadas com o prazer associado ao sabor dos alimentos, as atitudes aprendidas desde muito cedo na família, e a outros fatores psicológicos e sociais.

A alimentação é uma necessidade básica ao desenvolvimento do ser humano, sendo nas fases da infância e da adolescência que acontece uma maior transformação que favorece o seu desenvolvimento nos aspectos físico, intelectual, emocional e social.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Alimentação saudável pode reverter a síndrome metabólica

Estudos sugerem que não basta ingerir um alimento saudável. É preciso melhorar toda a alimentação

Pessoas com síndrome metabólica – um conjunto de factores de risco para doenças do coração, enfarto e diabetes tipo 2 – têm uma chance melhor de reverter sua condição se adoptarem uma dieta saudável.

As descobertas podem parecer óbvias, mas são importantes porque mostram a relevância do padrão alimentar, em vez do consumo de um alimento isoladamente. Alice Lichtenstein, uma especialista em dieta e saúde do coração da Universidade Tufts de Boston e que não esteve envolvida no estudo, comentou as descobertas.



A alimentação saudável também apresentou um efeito relevante em pessoas com níveis de triglicérides altos. “Não se trata de focar em componentes individuais de uma dieta”, afirma Lichtenstein. “É realmente o pacote todo, e isso se torna importante porque significa que se uma das recomendações da dieta saudável é comer mais frutas e vegetais, não basta comprar uma pílula com extrato concentrado de frutas e vegetais. Isso não vai ajudar”, disse.







Além de comer bem, Lichtenstein disse, as pessoas não devem esquecer que a actividade física regular também é um componente chave para manter a saúde do coração.