quarta-feira, 6 de abril de 2011

Começe a praticar exercicio !








Quais são os benefícios do desporto?
 
Manter um estilo de vida saudável e cuidar do corpo, nomeadamente através da prática da actividade física, muitas vezes, não tem grande peso fase às nossas ocupações e condicionantes do dia-a-dia. É apenas quando o corpo falha, que a obrigação de atender às suas necessidades se impõe. Para evitar chegar a esse ponto, é importante tomar consciência das vantagens da prática regular de desporto.

No plano físico, o desporto favorece a circulação sanguínea, melhora a capacidade respiratória e modela o corpo, desenvolvendo a massa muscular.


Como manter a motivação?

A dedicação a uma actividade física regular implica uma certa perseverança. Para garantir que não baixa os braços após um mês de esforço, o melhor é escolher uma actividade desportiva que lhe agrade. O prazer proporcionado tornará o esforço mais fácil.
Alguns virar-se-ão para os desportos colectivos, outros para os desportos a pares para ter um companheiro e outros ainda preferirão trabalhar sozinhos. Qualquer que seja o desporto eleito, assegure-se de que o poderá praticar facilmente, sem trajectos demasiados longos a percorrer. 


Podemos ter prazer no desporto ?

Claro!
É agradável sentir o corpo descontrair-se, adquirir flexibilidade e muscular-se, tudo em simultâneo. É libertador deixar de sentir cansaço em actividades simples como andar a pé, subir escadas, correr para apanhar o autocarro ou jogar à bola com as crianças.
E depois, é reconfortante ver o corpo adquirir firmeza: ganhamos confiança e serenidade, à medida que o tempo passa.
Por último, como a prática de desporto reduz o stress e, quando intensa, liberta endorfinas (hormonas de prazer e bem-estar), esta permite-nos encarar a vida com mais leveza e descontração.

terça-feira, 22 de março de 2011


Sabia que quanto maior a quantidade de água e fibra de um alimento e quanto menor a quantidade de gordura, menor é a densidade energética de um alimento? E que a densidade energética é um óptimo recurso para comparar alimentos diferentes quanto às calorias que contêm?

segunda-feira, 21 de março de 2011

Vantagens da prática desportiva na saúde da mulher

              A actividade física, desde cedo, mostra-se como um meio de prevenção de doenças, e uma das melhores formas de promover a saúde de uma população. A prática regular de actividade física, beneficia sem dúvida a saúde da mulher, tanto a nível social, como a nível mental. 
            Para a mulher, a actividade física, melhora o equilíbrio emocional; eleva a sua auto-estima, já que a mulher cada vez mais se importa com o seu aspecto físico, o que a leva a fazer juízos acerca do seu valor, e da sua competência na realização das tarefas da vida; reduz o stress, a sua ansiedade e os sintomas de depressão; como a actividade física fornece nutrientes às células cerebrais, estas melhoram o seu funcionamento e aumentam a sua concentração; diminui também o risco de cancro e previne as dores crónicas das costas.
            O desporto assim, considera-se uma actividade cultural que enriquece a saúde da mulher, pois permite ao indivíduo conhecer-se melhor, exprimir-se, realizar-se e desenvolver-se plenamente, demonstrando assim todas as suas capacidades, e permite uma boa interacção social. Sendo assim o desporto considera-se uma fonte de prazer que proporciona bem-estar e saúde.
            A mulher, devido ao stress que enfrenta diariamente, necessita de ter uma actividade física que reduza este tipo de tensão, pois produz uma substancia chamada beta-endorfina, o que dá à mulher uma sensação de conforto, prazer, alegria e bem-estar.
            Conclui-se que a actividade física e os seus benefícios são iguais tanto para o lazer, para o trabalho e para a educação. Estas visam um bem-estar da mulher para que esta possa executar todo o tipo de actividades na melhor condição e rendimento possíveis. 


Texto realizado pelo Grupo III, 12º G

domingo, 20 de março de 2011

Saúde para o século XXI

              Porque, ao ser a mesma de sempre, a saúde não é menos do que exigência de mudança radical na economia, na política e na cultura.
              No ano de 1948, a Organização Mundial de Saúde viu incluída na sua carta constitutiva uma definição de saúde como «um elevado padrão de saúde física, mental e bem-estar e não apenas a ausência de doença». Coerentemente, concretizou essa visão ambiciosa no Programa Saúde para todos até 2000, enfatizando aí a redistribuição dos recursos mundiais para a saúde e a transformação de gastos militares em despesas de saúde como suportes essenciais de um direito efectivo em escala mundial.
              O tempo destas referências parece ter-se desvanecido. Ao primado dos direitos substituiu-se o dogma do encurtamento do Estado e dos gastos sociais. É uma cultura pobre e uma visão estreita da saúde. Mas não é sábia.
Não é uma cultura de lutadores mas uma cultura de funcionários. Mas, neste tempo de império dos indicadores estatísticos, a saúde persiste em ser um complicador que não se deixa confinar às percentagens.
              Em contraponto a essa visão reducionista, existe um outro olhar, personalizado, integral e participativo o da «clínica geral».
               Se assim for, a clínica geral, com a componente personalizada e a componente comunitária, é a matriz da saúde para o século XXI. Tal como o foi, afinal, em todos os séculos até aqui.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Hábitos alimentares são formados no 1° ano de vida

É de grande importância que as crianças aprendam a comer de uma forma correta desde cedo uma vez que os hábitos alimentares são formados no 1° ano de vida, dentro da família, e conservados na vida adulta. O ambiente familiar é, o início e talvez, o mais importante influenciador dos hábitos infantis.

Sendo assim, alimentação saudável nesta fase da vida tem papel fundamental e essencial para permitir um normal desenvolvimento e crescimento, uma vez que práticas alimentares inadequadas trarão consequências futuras sobre a saúde da criança, com o aparecimento de doenças, retardo no crescimento e atraso escolar.


Os cuidados com a criança no primeiro ano de vida são fundamentais, por ser esta uma fase em que ela se encontra extremamente vulnerável, tendo em vista o fenómeno do crescimento e a sua total dependência. Dentre as necessidades básicas para assegurar a sobrevivência, o crescimento e o desenvolvimento adequado, a nutrição assume papel importante.


O processo nutritivo é, em consequência, involuntário e depende da selecção alimentar. Este processo é importante ao longo de toda a vida, particularmente em determinados períodos, como sejam a infância e a adolescência, a gravidez ou a terceira idade. A criança, por se encontrar em fase de crescimento, é extremamente dependente de uma alimentação saudável e, por isso, mais sensível às carências, desequilíbrios ou inadequação alimentar.


É no 1º ano de vida que a criança deve passa pelo peito da mãe, e nesse ato não é só o leite que se oferece ao bebé, são todos os nutrientes necessários, são todas as defesas que a criança necessita, é o momento especial. E para a mãe, amamentar ajuda voltar a seu peso anterior, favorece a contracção uterina e previne hemorragias no pós-parto, diminui o risco de câncer de mama e de ovário e reforça o vínculo mãe-filho(a).


A Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde recomendam que o bebé deve ser alimentado exclusivamente com leite materno até 6 meses de vida. Somente a partir de 6 meses é que se deve começar a introdução de novos alimentos, mas sem abandonar a amamentação, que pode prosseguir até 2 anos de idade ou mais, se assim a mãe e a criança desejarem.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Hábitos alimentares de crianças e adolescentes: O papel da família e da escola.

Maus hábitos alimentares estão associados a diversos prejuízos à saúde, entre eles, a obesidade, cujos índices têm crescido nas últimas décadas como resultado de aumento no consumo de alimentos com alta densidade calórica e redução na atividade física. No momento atual percebe um aumento do tempo gasto com o hábito de estar na frente do computador, da televisão(TV) e vídeo game, o que contribuem para a inatividade física e sedentarismo.

Uma das principais causas que mais se destaca do hábito alimentar inadequado é assistir à TV, a exposição de apenas 30 segundos a comerciais de alimentos é capaz de influenciar a escolha da criança a determinado produto e estimular o consumo de fast foods. Diante da TV, uma criança pode aprender conceitos incorretos sobre o que é um alimento saudável, uma vez que a maioria dos alimentos veiculados possui elevados teores de gorduras, óleos, açúcares, sal, e muitas calorias.

A obesidade e os elementos que com ela interagem são tão complexos que fica difícil tratar de forma digna uma criança ou adolescente obeso sem uma equipe multidisciplinar. Na maioria das vezes a obesidade acarreta dificuldades comportamentais, interferindo, assim, no relacionamento social, familiar e acadêmico da criança. As crianças obesas são freqüentemente importunadas pelos colegas e menos aceitas do que as crianças com peso normal.

Na adolescência, a procura de alimentos calóricos encontra-se bastante elevada, levando ao aumento do apetite e do ganho de peso contribuindo assim para o desenvolvimento da obesidade. Essa fase, caracteriza-se por rebeldia, favorecendo a seleção de alimentos que nem sempre são os mais adequados e balanceados, a alimentação pode caracterizar-se pela repetição cotidiana de lanches rápidos (de baixo valor nutricional e alto valor calórico), frituras, doces, em prejuízo das refeições habituais da família.

Escolher uma alimentação saudável não depende apenas do acesso a uma informação nutricional adequada. A seleção de alimentos tem a ver com as preferências desenvolvidas relacionadas com o prazer associado ao sabor dos alimentos, as atitudes aprendidas desde muito cedo na família, e a outros fatores psicológicos e sociais.

A alimentação é uma necessidade básica ao desenvolvimento do ser humano, sendo nas fases da infância e da adolescência que acontece uma maior transformação que favorece o seu desenvolvimento nos aspectos físico, intelectual, emocional e social.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Alimentação saudável pode reverter a síndrome metabólica

Estudos sugerem que não basta ingerir um alimento saudável. É preciso melhorar toda a alimentação

Pessoas com síndrome metabólica – um conjunto de factores de risco para doenças do coração, enfarto e diabetes tipo 2 – têm uma chance melhor de reverter sua condição se adoptarem uma dieta saudável.

As descobertas podem parecer óbvias, mas são importantes porque mostram a relevância do padrão alimentar, em vez do consumo de um alimento isoladamente. Alice Lichtenstein, uma especialista em dieta e saúde do coração da Universidade Tufts de Boston e que não esteve envolvida no estudo, comentou as descobertas.



A alimentação saudável também apresentou um efeito relevante em pessoas com níveis de triglicérides altos. “Não se trata de focar em componentes individuais de uma dieta”, afirma Lichtenstein. “É realmente o pacote todo, e isso se torna importante porque significa que se uma das recomendações da dieta saudável é comer mais frutas e vegetais, não basta comprar uma pílula com extrato concentrado de frutas e vegetais. Isso não vai ajudar”, disse.







Além de comer bem, Lichtenstein disse, as pessoas não devem esquecer que a actividade física regular também é um componente chave para manter a saúde do coração.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Alimentação saudável ( 1 - 4 anos)

A alimentação de uma criança é de vital importância, já que este é um período crucial para as fundações dos seus hábitos nutricionais. À medida que crescem, as crianças ganham maior liberdade e começam a alimentar-se fora de casa...
A alimentação das crianças deve ser constituída por refeições pequenas e frequentes, desde que ricas em nutrientes essenciais.
Os nutrientes particularmente importantes para crianças entre 1 e 4 anos são: ferro, cálcio e vitaminas A, C e D.

*A deficiência em ferro é bastante comum nesta faixa etária, já que os requerimentos em ferro são elevados, e a ingestão de alimentos reduzida, especialmente em peixe ou carne. Alimentos ricos em vitamina C, comidos em simultâneo, ajudam a absorção do ferro, por isso deve incluir um copo de sumo natural de laranja ao jantar, por exemplo.

*O Cálcio é vital para o crescimento de ossos e dentes, por isso é fundamental que a criança consuma leite e produtos derivados do leite em quantidade suficiente.

*A vitamina A é necessária para uma pele saudável e desenvolvimento celular, podendo faltar muitas vezes na alimentação de crianças nestas faixas etárias.

*A vitamina C é importante para o sistema imunitário e crescimento. Ajuda a absorção de ferro, em particular de fontes vegetais. As frutas e legumes são excelentes fontes de vitamina C.

*A vitamina D é essencial para o metabolismo do cálcio e pode até ser sintetizada pela acção do sol através da pele. No Inverno, e se a sua criança está sempre coberta por roupas no exterior, assegure-se que inclui boas fontes de vitamina D, ou suplementos alimentares que contenham esta vitamina.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Resultado dos inquéritos



     Durante esta ultima semana e com a disponibilização de vários professores, realizamos um inquérito a algumas turmas do 11º e 12º anos, nomeadamente ao 11º E e aos 12º A, B, D, F, G, J; Colaboraram connosco cento e setenta e quatro alunos destas mesmas turmas.
     Com a realização deste inquérito obtemos dados fundamentais na área do desporto para uma vida saudável, que nos ajudou a ter uma noção de como os alunos desta escola interpretam este tem.
Em baixo anexamos em percentagens os resultados obtidos, através de gráficos.

Achas fundamental o desporto para uma vida saudável?



Ao colocar-mos esta questão aos alunos, verificamos que maior parte, acha que o desporto é fundamental para uma vida saudável, ou seja, 99, 4% respondeu que é fundamental, e apenas 0,6% respondeu que não, tal como podemos observar no gráfico.       

Praticas algum desporto fora das actividades escolar?


Neste gráfico podemos observar que a maior parte dos estudantes da escola secundaria de santa Maria da feira não pratica desporto fora das actividades escolares , apesar que a margem dos estudantes que praticam não seja muito grande , apresentando 42,5 % de alunos a desenvolverem actividades desportivas fora do horário escolar , enquanto que os outros 57,5% representam a percentagem de alunos que, fora do tempo escolar, não praticam desporto.




Achas que uma boa alimentação é fundamental para a actividade desportiva?


A partir da análise deste gráfico podemos concluir que quase toda a comunidade escolar (99% de um total de cento e setenta e quatro participantes), que fez parte deste inquérito, acha que uma boa alimentação é fundamental para a actividade desportiva.


Em primeiro lugar agradecemos a todos os professores que disponibilizaram um tempo da sua aula para a realização dos inquéritos.
Agradecemos, também, aos alunos que se mostraram interessados e que realizaram os inquéritos fornecendo-nos opiniões e novas ideias possibilitando-nos assim, ajudar a adquirir uma nova e mais real noção do desporto conciliado com uma vida saudável.